Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up
RAU 2020

30° Encontro Anual de Usuários – RAU 2020

30° Encontro Anual de Usuários – RAU 2020

Realizada em formato remoto e online, a 30ª edição da RAU/CNPEM ocorreu entre os dias 9 e 12 de novembro.

O Evento reuniu pesquisadores de todo o mundo que utilizam a instrumentação científica do LNLS, para realização de pesquisa de ponta em diferentes áreas como Química, Energia, Biotecnologia, Saúde e Farmacologia, Ciência de Materiais, Ciência Ambiental, Óleo e Gás, Imagem de Raios X, entre outras.

Com a chegada do comissionamento das primeiras linhas da nova fonte de luz síncrotron brasileira, a Sirius, a troca de experiência e o debate entre a comunidade científica têm papel essencial para descrever suas necessidades e expectativas para à nova fonte. Este foi um dos papéis principais do evento.

AVACO além de patrocinadora, participou promovendo uma palestra apresentada pela empresa SPECS Surface Nano Analysis GmbH, da qual a AVACO é representante exclusiva no Brasil.

Como especialista na área, a palestra da SPECS teve como temas a tecnologia de instrumentação NAP-XPS e suas aplicações para novos desenvolvimentos. Esta tecnologia, espectroscopia de fotoelétrons de raio-x (XPS – X-ray photoelectron spectroscopy) em pressão próxima a ambiente (NAP – Near ambient pressure), é usada para analisar a química da superfície de um material. Os espectros de XPS são obtidos iluminando a superfície da amostra com raio-x, e eventualmente raio-x monocromático, medindo os fotoelétrons emitidos. Com o XPS, a composição elementar e o estado químico dos elementos detectados podem ser determinados quantitativamente na região da superfície, com uma profundidade de informação de até 10 nm.

Apresentada em 12.11.2020 pela Dra. Liana Socaciu-Siebert, a palestra teve duração de 30 minutos e foi aberta a todos os participantes inscritos na plataforma “whova”.

Acesse o link e conheça mais sobre a tecnologia e produtos fornecidos pela SPECS:

https://www.avaco.com.br/espectroscopia-de-fotoeletrons-xps/