Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Home / Produtos / Válvulas, RGA e Acessórios / Análise de Gases

ANÁLISE DE GASES

Análise de gases por espectrômetria de massa quadrupolo

A Pfeiffer Vacuum oferece uma ampla gama de analisadores para determinação de gases em um processo a vácuo. Do espectrômetro de massa ao complexo sistema de análise, você encontrará a solução certa para análise de gases na faixa de ultra-alto vácuo até pressão atmosférica. A base é sempre o espectrômetro de massa quadrupolo PrismaPro. O PrismaPro é um espectrômetro de massa de aplicação universal cuja tecnologia de eixo de campo garante alta sensibilidade.

Analisador de Gases Residuais

As correntes de íons fornecidas pelo espectrômetro de massa para a razão massa / carga dos componentes do gás fornecem informações significativas sobre um sistema de vácuo nas várias fases da operação, seja para determinar a tensão e a ausência de contaminação após a instalação ou para sua caracterização ao operar um processo a vácuo.

A faixa de pressão que pode ser alcançada no sistema de vácuo, com base no projeto da câmara de vácuo e do sistema de bombeamento, determina a seleção do espectrômetro de massa adequado. Normalmente um detector Faraday é  suficiente no alto vácuo, enquanto um multiplicador de elétrons secundário é necessário no ultra-alto vácuo, para detectar densidades muito baixas de gás.

Outro critério fundamental é a faixa de massa a ser detectada. No sistema tradicional de vácuo, gases atmosféricos como nitrogênio, oxigênio, argônio, vapor de água e, geralmente, contaminação com hidrocarbonetos leves são o foco principal. Para detectar esses gases, um espectrômetro de massa quadrupolo para a faixa entre 1 e 100 unidades de massa atômica (u) é ideal, pois há uma excelente separação de massas nessa faixa. Se for necessário detectar gases mais pesados e seus componentes, como os hidrocarbonetos de cadeia longa, a Pfeiffer Vacuum também oferece filtros de massa para as faixas de 1 a 200 u ou 1 a 300 u

 

Analisador de Gases em Pressão Ambiente

Medindo a razão massa / carga dos componentes do gás, é obtida uma impressão digital característica do gás que foi testado. A análise de gás residual fornece informações úteis sobre a condição dos sistemas de vácuo em uma ampla gama de aplicações a vácuo. As concentrações de gases e a pressão parcial dos componentes de uma mistura de gases também podem ser identificadas através da calibração com os gases de teste.

Os espectrômetros de massa quadrupolo exigem uma pressão de trabalho inferior a 1 • 10-4 mbar sob alto vácuo. Para analisar gases a pressões mais altas, como é encontrado em muitos processos a vácuo, é necessário um sistema perfeitamente coordenado, consistindo em um espectrômetro de massa, uma entrada de gás com uma válvula redutora de pressão sem separação, estações de bombeamento a vácuo e medição da pressão total. Com seus produtos baseados em espectrômetros de massa quadrupolo, a Pfeiffer Vacuum fornece a solução perfeita para analisar todos os gases na faixa de ultra-alto vácuo até a pressão atmosférica.

Devido ao design modular e ao uso de componentes comprovados de alta qualidade, esses instrumentos podem ser idealmente adaptados para lidar com praticamente todas as tarefas de medição. Nossos especialistas em produtos e aplicações, com sua vasta experiência, terão prazer em ajudá-lo a selecionar um sistema analítico, adequado para sua aplicação.

Principais Aplicações

  • Aceleradores de particulas
  • Processos de Coating
  • Aplicações Industriais como Liofilização
  • Processos de Catálise
  • Análise ambiental

Escreva para nós para mais informações