Home / Produtos / Análise de Superfície / Sistemas XPS
ESPECTROSCOPIA DE
FOTOELÉTRONS - XPS
Sistemas de análise de superfície por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raio-x ou raio ultravioleta
Os métodos espectroscópicos sensíveis à superfície, como a espectroscopia de elétrons Auger (AES), a espectroscopia de espalhamento de íons de baixa energia (LEISS) e, especialmente, a espectroscopia de fotoelétrons excitada por raios-X (XPS) e UV (UPS), tornaram-se ferramentas poderosas para caracterizar a composição química da superfície. Assim, essas técnicas permitem também analisar o estado químico dos elétrons de superfície e as propriedades eletrônicas dos materiais.
Além disso, métodos modernos relacionados podem fornecer informações detalhadas sobre a estrutura química da superfície. Por exemplo, a microscopia de varredura Auger (SAM), o mapeamento químico XPS e a difração de fotoelétrons de raios-X (XPD) oferecem insights valiosos. Por outro lado, técnicas que investigam a estrutura eletrônica e magnética completa incluem a espectroscopia de fotoelétrons resolvida por ângulo e a espectroscopia de spin resolvida (ARPES ou Spin-PES).
Há cerca de 10 anos, alguns desses métodos espectroscópicos começaram a ser realizados em condições ambientais ou com pressão próxima à atmosfera (NAP), em vez de ultra-alto vácuo (UHV).
Essa inovação permite a caracterização operacional de reações químicas de superfície, além de possibilitar a análise de líquidos ou gases e suas interfaces com sólidos.
Sistemas em destaque:
Exemplos de áreas de aplicação
- Caracterização de materiais
- Engenharia de materiais
- Nanotecnologia
- Semicondutores
- Catálise
- Materiais 2D